domingo, 11 de dezembro de 2011

A Cultura na Antena 2

O programa 'A força das coisas' passou duas boas entrevistas de Gabriela Canavilhas e de Francisco Manuel Viegas sobre o actual momento de reforma da Cultura.

Foi cerca de uma hora de um diálogo activo entre entrevistadores e entrevistados primeiro com a ex-Ministra da Cultura e depois com o Secretário de Estado.

Cada um deixou bem patente ao que ia.

GC defendendo o modelo de intervenção público, a sustentação económica do mesmo e acusando a nova política como de ideologia partidária; já FMV estabeleceu a necessidade de apurar os gastos excessivos, de compreender a situação e de actuar.

Os jornalistas estavam bem preparados e puxaram bem pelos entrevistados que não se fizeram rogados nem pouparam nas características técnicas das suas políticas públicas.

Há uma impressão profunda que fica relacionada com a complexidade que a Cultura atingiu com os ministérios que foi tendo incluindo áreas como a produção cultural, o CCB, Serralves, Casa da Música, património, óperas e teatros nacionais e privados, museus, bibliotecas, cinema, televisão, etc.

É menos importante tentar ver quem tem razão mas assumir que a Cultura saiu vencedora deste confronto indirecto entre protagonistas de primeira grandeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário