sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Football Talks Portugal 2012

A Liga de Clubes organizou a conferência sobre o futebol profissional o que constitui um feito inédito no desporto português.

Nos últimos anos as conferências sobre o desporto pretendendo ter uma dimensão nacional são menos que poucas, para não dizer inexistentes.

Apenas pude assistir à intervenção de Dan Jones da empresa Deloite e tomei nota de dois aspectos:
  • a referência à polarização do futebol protuguês em três clubes que é a mais forte economiacamente na Europa e do que a da Escócia.
  • a pergunta alternativa colocada à Liga de Clubes e que se poderia colocar a muitas outras instituições desportivas nacionais: A liderança é da Liga ou é a liderança dos parceiros principais. 
O reparo de Dan Jones justificar-se-á dado que no passado as políticas aplicadas ao desporto profissional terão tido em demasiada conta os desejos dos seus parceiros desportivos e comerciais.

A pergunta é pertinente porque a racionalização da decisão do presidente de uma Liga de clubes é distinta da racionalidade de cada um dos Presidentes dos clubes e parceiros seus constituintes.

O futuro dirá se a questão irá cair em saco roto.

A conferência teve sucesso porque pela comunicação social haverá uma mão cheia de questões que deveria ser analisada e considerada para bem do futebol profissional nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário