terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Equidade" ainda consta no dicionário?

Poste endereçado por um 'Fã da Equidade com E':
'Significado de Equidade
s.f. Disposição para se reconhecer imparcialmente o direito de cada um; equivalência; igualdade.
Característica de quem ou do que revela senso de justiça, imparcialidade; isenção; neutralidade.
P.ext. Lisura, correção no modo de agir ou opinar; honestidade; integridade.
Sinônimo de equidade: isenção e justiça
Parece que com o “acordo ortográfico” muitos portugueses pensam que a palavra Equidade desapareceu ou pelo menos deixou de ter significado.
Uma coisa é certa, para as mais altas figuras da Nação essa palavra só tem um significado, “Igualdade”.
“Igualdade” sim! Quando convém, tudo é “Igual”.
O PR afirma que também ele sofre a crise e que “a pequena reforma que aufere nem dá para as suas despesas” tentando por-se assim mostrar-se “Igual” ao desempregado cujos rendimentos que “não tem” nem para comer chegam.
Ou ainda o PM que põem em “igualdade” todos os Portugueses chamando-os de “Piegas”. Tanto aqueles que se queixam por as suas empresas darem menor lucro e serem tributadas acima do que estavam habituados, fugindo por isso para o estrangeiro, com os outros que têm que fechar portas porque o Estado não lhes paga o que deve e lhes exige aumentos de tributação ou impostos que por isso não conseguem pagar; ou os “Piegas” Banqueiros que se queixam do seu prejuízo, criado através de manobras contabilisticas, proporcionadas pela transição de fundos de pensões  ou pela necessidade de aumento das suas reservas de consolidação, efeitos negativos que só se fazem sentir nas contas de 2011 e que no futuro trazem benefícios para os Bancos, com aqueles “Piegas” que se queixam ao verem reduzidos os seus vencimentos e os seus subsídios deixando de ter capacidade de cumprir com os seus compromissos e levando milhares de famílias para a insolvencia e miséria ou ainda os outros que lançados para o desemprego e sem apoios sociais se vêem em situação de pobreza e fome e nem para “Imigrar” têm dinheiro.
Pois é …!!! Da Equidade só restou a “Igualdade” e mesmo esta é exercida de forma negativa, tratando como “Igual” aquilo e aqueles que por questões de “Desigualdade” economico-social é ou são “Diferentes” e que deviam ser tratados com “Equidade” ou seja:
Com o  reconhecimento imparcial do direito de cada um; com equivalência, senso de justiça, imparcialidade; isenção; neutralidade, lisura, correção no modo de agir ou opinar; honestidade e integridade.
Esperemos que estas palavras venham a ter novamente significado e que embora não constando no acordo com a TROIKA entrem novamente no discurso e na execução da Governação, para bem de Todos nós.'
Fã da Equidade com E

Sem comentários:

Enviar um comentário