terça-feira, 20 de março de 2012

À atenção dos gestores desportivos

"Luís Segadães cria empresa para promover identidade nacional"

Os sectores do marketing, publicidade e comunicação social estão considerados na economia do desporto como sectores a jusante da produção desportiva. Nos sistemas mundiais de maior sucesso a presença dos seus parceiros privados é imprescindível ao potenciar do negócio do desporto.

Sem retirar o mérito da iniciativa ao empreendedor e felicitando-o pela descoberta do 'ovo de Colombo' há aspectos curiosos neste projecto nomeadamente os relacionados com activos que o empresário não apresenta e sugere serem intangíveis: trata-se da despedida de atletas que vão apenas participar nos Jogos Olímpicos. Segundo o empresário o valor de mercado deste serviço variará de 1,5 a 2 milhões de euros. Caso o negócio tenha uma margem de lucro entre 20% a 30% o negócio assume valores interessantes. As notícias não indicam quem são os financiadores do projecto nem os valores de cada patrocinador.

Para as aulas de gestão de desporto esta produção poderia ser reequacionada calculando o valor económico de uma despedida caso houvesse a determinação na conquista de medalhas e apresentasse não apenas os campeões de outrora mas a certeza dos do futuro.

Compreende-se, contudo, que 'não tendo cão se cace com gato'.

Parece com evidência que o que potencia o projecto é a iniciativa privada e que caso o contexto desportivo e olímpico fosse distinto, nomeadamente assegurando a conquista de medalhas, a resposta económica e social seria adequada em mais milhões de euros.

Neste tipo de projectos fica a dúvida porque tem o desporto a tendência para comprar fora quando tantas vezes poderia fazer dentro facultando rendas adicionais aos seus parceiros de base quer clubes quer federações.

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