segunda-feira, 30 de abril de 2012

Texto de um grupo de Federações Desportivas

Desconhecendo a finalidade e âmbito de criação e promoção apresento o texto que mão amiga me fez chegar:

"Na actual conjuntura económica e financeira que Portugal atravessa, reconhece-se como certo que o Desporto tem sofrido as inevitáveis consequências da mesma, com cortes sucessivos no financiamento público que já atingiram valores médios bem dentro da casa dos 2 dígitos.

Neste contexto e em face do actual cenário, um grupo de Federações Desportivas, representando modalidades colectivas e individuais, entendeu ser seu dever refletir sobre as questões que as afectam transversalmente, na procura de soluções que minimizem os efeitos negativos da actual conjuntura.

Estas Federações entenderam debruçar-se, inicialmente, sobre o modelo de gestão e financiamento dos Centros de Alto Rendimento e em especial, o Centro Desportivo Nacional do Jamor, alargando esta preocupação aos outros Centros de Treino Especializados. Basicamente, a ideia foi procurar respostas aos problemas comuns existentes na utilização daquelas Instalações Desportivas, na vertente do apoio às Seleções Nacionais e do Alto Rendimento, com um enfoque especial na preparação e participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Este grupo integra no presente as seguintes Federações Desportivas: Atletismo, Basebol, Canoagem, Futebol, Golfe, Hóquei, Motociclismo, Natação, Râguebi, Ténis, Triatlo e Voleibol.

Não sendo um tema que mereça a nossa preocupação, no presente, não podemos de deixar de manifestar a nossa perplexidade pela apresentação extemporânea de candidaturas e disponibilidades para a liderança do Comité Olímpico de Portugal quando as eleições para o próximo mandato apenas irão ocorrer em 2013.

Pelo contrário, preocupação séria é a que nos causa a implementação do Plano Nacional de Formação de Treinadores (PNFT). De facto, a implementação deste plano merece sérias dúvidas quanto à sua exequibilidade, podendo a sua aplicação conduzir à paralisação da actividade desportiva na grande maioria dos Clubes e Associações Desportivas.

Desde 2010 que várias Federações Desportivas, no decurso de sucessivos contactos e reuniões com a Administração Publica Desportiva, expressaram as suas apreensões, dúvidas e reservas quanto à inadequação do modelo proposto à realidade desportiva nacional.

Não tendo tais preocupações merecido acolhimento favorável por parte das respectivas Administrações, considera este Grupo, como absolutamente necessário, promover-se a curto prazo um debate envolvendo todas as Federações desportivas interessadas, anunciando-se, em tempo, a data, local e o programa desta iniciativa.

Objectivamente, em matéria de Formação de Treinadores – sem questionar a necessidade de uma contínua aquisição de conhecimentos, valores e princípios em ordem a uma competente, exigente e educativa intervenção - impõe-se a adopção de medidas que sejam adequadas à realidade concreta do meio desportivo e que contribuam para a sua evolução."

Sem comentários:

Enviar um comentário