sábado, 21 de julho de 2012

O jornal i entrevista Greg Louganis nos Açores

Eis algumas frases deste campeão olímpico:
...


O seu percurso foi muito influenciado pelo seu treinador, o Ron O’Brien. Em 1988, em Seúl, depois de se ter magoado, ele teve uma forma muito curiosa de o motivar, não foi?
[Risos.] Sim, ele a brincar disse-me: “Os jogadores de hóquei magoam-se, levam uns 20 pontos e voltam para o jogo, isto não é nada!” O Ron O’Brien… [Suspira.] Sou um verdadeiro crente em que não se alcança a grandeza sozinho e que há sempre alguém connosco. Para mim, nos saltos, foi o Ron O’Brien.
...
O facto de as suas pernas serem ligeiramente afastadas tornou-se uma vantagem competitiva, certo?
Sim, os chineses agora fazem isto [exemplifica esticando as pernas e afastando-as ligeiramente]. Juntam os dedos dos pés e afastam as pernas, para poder ver ao saltar. Parte-me todo! A primeira vez que vi, fartei-me de rir e disse: “Eles copiaram isso de mim!”. Eu nasci assim, mas eles copiaram, encontraram o caminho [risos.]
Os chineses admiram muito a forma como Greg se movimenta, chamam-lhe “felino”. Será por isso que o actor Michael Fassbender diz que se inspirou nos seus movimentos para o papel no filme “Prometheus”?
Eu sei, adorei isso! Fiquei muito lisonjeado… Pensei logo: “Michael Fassbender, és gay?” [risos.] É que ele entende-me! É isso que eu tento transmitir aos miúdos que ensino, a economia da fisicalidade. Não pode haver desperdício de movimento. É isso que distingue as grandes exibições, o tudo parecer sem esforço. No talento encontramos o trabalho, mas quando pomos o trabalho de lado, surge a arte. Era esse o meu objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário