terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para o OE2012 o Desporto é uma gordura

Andou-se durante toda a campanha eleitoral a falar do abatimento das gorduras da administração central.

Ser cortado em 18,8% da receita não aconteceu em nenhum outro ministério pelo que a hipótese do desporto ser uma gordura é a hipótese real.

Quanto à razão da baixa de receita da 'Santa Casa' para baixar a receita do desporto isso é uma treta.

Todo o sector da actividade económica e social é financiado pelo Estado de acordo com os fracassos de mercado detectados e com os objectivos de política para esse mesmo sector.

O desporto não depende da 'Santa Casa' para se financiar.

O Estado é que usa a fonte dos jogos de fortuna e azar para financiar a sua despesa de regulação de todos os mercados.

O desporto não depende pois dos humores apostadores dos consumidores de jogos de fortuna e azar para ser financiado pelo Estado.

Como oportunamente se alertou o desporto precisa de uma economia eficiente e de decisores capazes de lhe introduzirem competitividade e capacidade acrescida de trabalhar com a sociedade e não precisa de  financeiros cujo único papel parece ser afinal gerir uma política que não visa o desporto mas outros objectivos não confessados.

O desafio para o Estado será afinar a máquina do desporto à mentira da baixa da receita das apostas mútuas e para isso é que precisa de financeiros.

Mais uma vez se demonstra como o desporto está dependente de uma má economia.

Obviamente os líderes privados comem desta comida porque têm muito medo de comer da outra se não estiverem calados como manda a cartilha habitual.

Há outros sectores da actividade que não se acobardam de dizer o que pensam na praça pública.

O desporto perdeu centenas de milhões de euros com este comportamento medroso e recebe em troca a brutalidade de medidas de agentes sem cultura desportiva europeia.

Calando é a população, os praticantes e a sociedade que é prejudicada já que as rendas pagas ajudam a calar e a pagar o silêncio.

É apenas uma questão de ética de uns e de outros.

Não a ética contra a violência, dopagem e corrupção.

É a ética da governance e da liderança visando o bem-estar da média europeia.

Enquanto não chegamos lá o Desporto é uma gordura, nos factos o desporto é a gordura para salvar o país das medidas da Troika.

Sem comentários:

Enviar um comentário