Ver artigo no Público, aqui.
O aumento do IVA dos espectáculos desportivos é uma medida que vai atingir a produção de desporto.
Os clubes e federações não possuem a capacidade de os fazer repercutir no preço pago pelos espectadores porque se aumentarem o preço e sendo a procura-preço elástica isso afastará os adeptos e espectadores.
Apenas nos grandes clubes haverá uma parte dos adeptos com uma menor elasticidade procura-preço que manterá o consumo.
Outra solução para os clubes é o de destruir a qualidade do produto adquirindo factores de produção mais baratos, a fim de ajustarem o aumento do IVA e a diminuição do rendimento disponível dos consumidores dos seus produtos desportivos.
O desporto amador possuindo custos de produção mais baixos poderá manter algum consumo caso a elasticidade procura-preço seja mantida baixa por políticas de voluntariado e de doação benévola.
No computo geral dada a fragilidade estrutural do mercado do desporto nacional o impacto do IVA será negativo para o desproto nacional.
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