quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quando não se assumem princípios e se planeia o desporto e se anda ao sabor dos outros e da incompetência 'as coisas (com m) acontecem'


Secundário. Alunos com menos cinco semanas de educação física

jornal i Por Kátia Catulo, publicado em 30 Maio 2012 - 03:10 | Actualizado há 4 horas 30 minutos
Horário também é reduzido no básico. Docentes alertam para perigos num país onde os jovens são vice-campeões europeus da obesidade
No próximo ano lectivo, os alunos vão ter menos tempo para a Educação Física. A carga semanal no ensino secundário reduz--se de 180 para 150 minutos. É meia hora que se perde todas as semanas e cinco semanas de aulas que são eliminadas no fim do ano. No 3.o ciclo, a redução irá variar consoante a decisão das direcções escolares, dado que a disciplina passou a estar agrupada com outras três – Educação Visual, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Oferta de Escola – dando origem a uma nova área intitulada Expressões e Tecnologia.

2 comentários:

  1. Caro Fernando

    O que a Organização Mundial de Saúde, o Conselho da Europa, a Comissão Europeia, e a UNESCO dizem, falam, propalam, divulgam, difundem, espalham aos sete ventos e à cinco partidas do mundo, das necessidades das crianças, das educações físicas, são badalações para as pessoas ficarem sossegadas nos seus lugares,porque as instituições continentais e mundiais não descuram as suas obrigações institucionais, e cuidam palavrosa e literariamente das crianças e sua saúde.

    Mas como falam e escrevem do ponto mais alto dos respectivos edifícios, longe do rés-do-chão,
    as mensagens chegam sumidas e meio apagadas, talvez ilegíveis, porque as escolas têm muita dificuldade em entenderem o que é isso de educação física, que só rouba tempo às outras disciplinas.

    E o esquema perdura, não em nosso prejuízo, mas nos das crianças.

    ResponderEliminar
  2. Caro João
    A iliteracia do Crato é mais profunda do que se esperaria.

    Não se trata sequer da desportiva.

    O Sr. Ministro da Educação Nuno Crato é iletrado e vive no século XVII ou antes.

    ResponderEliminar