sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O debate que não se faz no processo eleitoral do COP

O desporto devia estar a discutir as condições do futuro por parte dos investigadores e opinion makers mas infelizmente há um silêncio.

Eu devia estar a discutir questões características do desporto trocando ideias e posições com outros elementos na busca de um esclarecimento sobre múltiplas questões criando condições para uma melhor liderança.

Falta estratégia ao desporto.

Não é que o desporto não actue com inteligência por sistema.

Há sinais positivos quando estrategicamente o governo decide atribuir subsídios quadrienais às federações olímpicas ou quando decide contratar uma empresa para analisar os 3 últimos ciclos olímpicos e a partir daí estabelecer um plano de outros 3 ciclos olímpicos. A junção da juventude e do desporto envolvendo a obtenção de economias de curto prazo tem consequências que se devem compreender estrategicamente sob pena de não se apreenderem situações limite que surgem a prazo.

O associativismo desportivo também actua estrategicamente mesmo não o reconhecendo quando decide eleger o candidato A em vez do candidato B. As federações defrontam-se com situações no longo prazo que tinham como adquirido e depois afinal diminuem muito. Foi isso que aconteceu à Canoagem quando ganhou muitas medalhas mundiais no início do ciclo de 2009 a 2012 e depois as vitórias foram diminuindo até chegar a uma. Todo o desporto pensava qualquer coisa de Londres mas a Canoagem é o elemento de referência o que demonstra que houve falhas estratégicas que eram conhecidas como podendo acontecer. Por sistema Portugal ganha medalhas europeias e mundiais e acumula-as no início dos ciclos olímpicos e depois esse pecúlio dá para sustentar o ciclo. O Râguebi estará avisado do que o espera e terá de manter a fasquia tão elevada quanto a dos seus adversários para não lhe acontecer como habitualmente acontece no desporto português.

Estes comportamentos com perspectivas e resultados estratégicos mostram como a matéria é mais do que sensível é vital para o desporto português.

Uma última nota, a estratégia e a sua concepção ou planeamento tem virtualidades e limites.

Estes últimos estando presentes não retiram a validade do instrumento.

Quando o Governo decidiu atribuir um subsídio a quatro anos às federações olímpicas essa era uma velha aspiração do desporto e das federações.

Hoje sabe-se que os resultados que se esperavam falharam em 2008 e depois ainda mais em 2012.

Uma hipótese é a de passar de novo aos subsídios anuais.

Outra hipótese é o de seguir o planeamento estratégico a 3 ciclos olímpicos.

Naturalmente que a experiência recente do subsídio de 1 ciclo olímpico sugere uma melhoria em alguns momentos e situações o que não destruirá o conceito de estratégia envolvendo um período longo de actuação das federações nacionais.

Para a política de uma federação, conhecer as linhas de política desportiva com que se vai orientar no longo prazo é tão importante como conhecer e lidar com leis e regulamentos que lhe permitem emendar possíveis erros, limitações ou imprevistos.

Há erros graves noutras áreas do conhecimento e nalguns protagonistas mas isso são dados da realidade que o domínio de uma visão estratégia tanto quanto possível clara permite singrar melhor por entre esses escolhos e imprevistos.


Tratei aqui de dois temas: a necessidade de um debate científico e técnico, antes de ser político ou de políticas, e do conceito de estratégia. Economicamente sem tolher a necessidade de outros instrumentos a estratégia é dos elementos estimulantes que a política desportiva pode beneficiar.

4 comentários:

  1. A Canoagem nunca ganhou nenhuma medalha mundial em eventos olímpicos absolutos. Com excepção da medalha olímpica.

    ResponderEliminar
  2. obrigado pela sua nota,
    Não compreendo o que refere com 'medalha mundial em eventos olímpicos absolutos'.
    Há campeonatos mundiais e há Jogos Olímpicos.
    Seja mais concreto no que quer dizer por favor.

    ResponderEliminar
  3. Estude que ja perdi tempo a mais com os seus devaneios.
    http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=13

    ResponderEliminar