sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A marca de um líder

O que é a marca de um líder desportivo?

Se os resultados desportivos forem a marca de água há poucos exemplos em Portugal e eles identificam-se com Pinto da Costa e Fernando Mota e o resto ao nível dos líderes desportivos é paisagem.

Como diz um candidato ao COP houve 7 modalidades que conquistaram uma medalha mas não repetiram a proeza e é preciso compreender o porquê que isso se passou e que condições há para que isso se mantenha.

A marca desportiva é algo raro em Portugal se se quiser falar de resultados que marcam a realidade nacional profundamente por gerações.

Outra marca e isso é necessário falar desde início para depois as coisas ficarem tortas e o arranque ser aos soluços tem a ver com a percepção do vencedor e a adesão 'incondicional' de pessoal ganha sempre.

Formar equipas fortes ou é feito ao longo dos anos com uma natural depuração ou pode também ser feita com a capacidade de marcar as grandes linhas de desenvolvimento desportivo fixando um território vasto com pontos cardeais fortes e adicionando estruturas e exemplos de sucesso e de exemplo.

Fazendo um discurso pela positiva propositadamente, não deixo de considerar a importância de saber dizer não e de conseguir trabalhar com os melhores.

Porque é que eu agora venho com esta última afirmação?

Terá havido a recomposição e renomeação de pessoas para determinada instituição e ela parece em tudo igual ao passado.

Fazer igual ao passado não é só falar e prometer será também marcar o futuro da sua liderança diferentemente e com actos que falam ao que as palavras não chegam.

Sem comentários:

Enviar um comentário