domingo, 3 de fevereiro de 2013

O conceito de modelo e a sua destruição

Em várias intervenções em 2012 afirmei que o Modelo de Desporto Português estava falido.

Se o desporto nacional tivesse um modelo de desporto com características positivas os seus resultados seriam outros.

Há quem tenha pressa de mostrar trabalho, pesca daqui, pesca dali e oferece gato por lebre a quem não está preparado para distinguir o preto do branco e possui problemas graves para produzir o seu desporto.

A partir do momento que se paga, para ouvir falar quem não tem qualidade para falar das coisas que o vendedor acena, há um contrato desigual que prejudica quem compra e beneficia apenas quem vende.

O valor real do que é comprado é inferior ao valor real daquilo que é vendido.

Até pode acontecer que quem vai lá falar seja um grande desportista e apresente com veemência a sua argumentação e que em determinado âmbito ela seja correctíssima.

Se porém o que está a ser vendido é um modelo e a matéria é distinta do conhecimento e da realidade do Modelo, nesse caso a troca ou o contrato são desequilibrados.

Neste momento quem comprou estará ou começará a estar a dar o dinheiro que gastou por mal empregue e já jurou que não torna a discutir a matéria porque percebeu bem mensagem que lhe venderam e vai fazer o que ouviu.

Do conceito de Modelo de Desporto Português pouco se terá ouvido falar ou talvez tenham sido ditas maravilhas do que actualmente existe considerando que quem anda a dizer que existe um Modelo e que está falido, não tem razão.

O conceito de Modelo passa a ser, para as pessoas que compraram o produto, um não conceito.

Esta forma de actuação levou recentemente a sociedade portuguesa a apelidar uma pessoa que se dizia do PS e das Nações Unidas de aldrabão.

Acontece que no desporto a situação já não é nova.

Podia tornar esta barra mais pesada para realçar a gravidade da situação com alguns exemplos.

Não indicarei exemplos mas direi que a característica dos parceiros desportivos serem enganados está presente no Modelo de Desporto Português.

Porque os parceiros desportivos desportivos são enganados é que eles acabam por tomar más decisões que os prejudicam e prejudicam todo o mercado do desporto.

A característica, entre muitas outras de diferente cariz, é que é relativamente fácil os parceiros desportivos nomeadamente os associativos não conseguirem resolver e debelar os seus problemas e deixarem-se enganar muitas vezes.

Um exemplo destes aproveitamentos para conseguir dizer coisas importantes para os quais não há cabedal é o de líderes que andam anos a cavalgar a onda da crítica e depois quando chega ao fim do mandato ou a momentos de aflição é vê-los a esbracejar sem no entanto materializarem um discurso coerente e digno.

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