Em várias intervenções em 2012 afirmei que o Modelo de Desporto Português estava falido.
Se o desporto nacional tivesse um modelo de desporto com características positivas os seus resultados seriam outros.
Há quem tenha pressa de mostrar trabalho, pesca daqui, pesca dali e oferece gato por lebre a quem não está preparado para distinguir o preto do branco e possui problemas graves para produzir o seu desporto.
A partir do momento que se paga, para ouvir falar quem não tem qualidade para falar das coisas que o vendedor acena, há um contrato desigual que prejudica quem compra e beneficia apenas quem vende.
O valor real do que é comprado é inferior ao valor real daquilo que é vendido.
Até pode acontecer que quem vai lá falar seja um grande desportista e apresente com veemência a sua argumentação e que em determinado âmbito ela seja correctíssima.
Se porém o que está a ser vendido é um modelo e a matéria é distinta do conhecimento e da realidade do Modelo, nesse caso a troca ou o contrato são desequilibrados.
Neste momento quem comprou estará ou começará a estar a dar o dinheiro que gastou por mal empregue e já jurou que não torna a discutir a matéria porque percebeu bem mensagem que lhe venderam e vai fazer o que ouviu.
Do conceito de Modelo de Desporto Português pouco se terá ouvido falar ou talvez tenham sido ditas maravilhas do que actualmente existe considerando que quem anda a dizer que existe um Modelo e que está falido, não tem razão.
O conceito de Modelo passa a ser, para as pessoas que compraram o produto, um não conceito.
Esta forma de actuação levou recentemente a sociedade portuguesa a apelidar uma pessoa que se dizia do PS e das Nações Unidas de aldrabão.
Acontece que no desporto a situação já não é nova.
Podia tornar esta barra mais pesada para realçar a gravidade da situação com alguns exemplos.
Não indicarei exemplos mas direi que a característica dos parceiros desportivos serem enganados está presente no Modelo de Desporto Português.
Porque os parceiros desportivos desportivos são enganados é que eles acabam por tomar más decisões que os prejudicam e prejudicam todo o mercado do desporto.
A característica, entre muitas outras de diferente cariz, é que é relativamente fácil os parceiros desportivos nomeadamente os associativos não conseguirem resolver e debelar os seus problemas e deixarem-se enganar muitas vezes.
Um exemplo destes aproveitamentos para conseguir dizer coisas importantes para os quais não há cabedal é o de líderes que andam anos a cavalgar a onda da crítica e depois quando chega ao fim do mandato ou a momentos de aflição é vê-los a esbracejar sem no entanto materializarem um discurso coerente e digno.
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