sábado, 2 de fevereiro de 2013

Os maiores de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa costuma indicar os portugueses que conseguem feitos extraordinários como os jovens nas olimpíadas da matemática e da física e outros prémios de destaque empresariais ou de outra natureza.

Creio que MRS ainda não compreendeu a especificidade do desporto como sector que por definição deve criar casos extraordinários. 

Neste momento Vicente Moura fala das medalhas olímpicas da Hungria mas socialmente não se compreende o seu alcance, não havendo a actuação consequente.

Adiante.

Infelizmente a crise é tremenda e surgem casos que seriam hilariantes não significassem situações de desespero da população e outras de arrogância dos mais e muito ricos.

No primeiro caso MRS não fala do que é o primeiro prémio em pornografia de uma mulher portuguesa, nem as centenas de homens e mulheres que estão em prisões de dezenas de países do mundo por trafico de droga. São primeiros lugares mundiais de terror e que se acumulam nos meses recentes.

Quanto a afirmações dos banqueiros sobre o alcance e o seu envolvimento na crise nacional são uma tradição nos muito ricos e não só em Portugal. A crise humana e social passa-lhes ao lado e muitas outras coisas. 

É interessante como existe uma defesa de grupo e a reafirmação, por toda a comunicação social, de enormidades em camadas sobrepostas naquilo que será para as outras pessoas um ultraje.



No que respeita ao desporto português haverá de construir o conceito e a imagem popular e dá-los aos MRS's da praça para os usarem e abusarem.

O desporto é também o exemplo da criação da transformação de pessoas muito pobres em estrelas mundiais cintilantes que os mais ricos só conhecem a fase final e não o processo que a austeridade destrói massivamente entre quem não é rico e alguns se esqueceram de onde vieram e pensam que os novos tempos têm de ser iguais aos do passado, de há mais de 40 anos.

Esse é o trabalho novo a esperar de líderes desportivos novos.

O trabalho e a responsabilidade de a ombrear são imensos, como a onda da Nazaré para fazer com alcance mundial não vai ser para qualquer pessoa.

Bom fim de semana a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário